segunda-feira, 29 de Abril de 2024  12:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-09-2007

Novos desenvolvimentos nas próximas semanas


Anadia - Carta Educativa volta a sofrer revisão

A polémica Carta Educativa do concelho de Anadia - que já fez correr muita tinta - promete novos desenvolvimentos nas próximas semanas.

Tudo porque, na última reunião (extraordinária) do executivo, realizada na passada sexta-feira, ficou decidido solicitar à empresa que elaborou o estudo da Carta Educativa uma nova reformulação do documento que deverá ir ao encontro de um modelo totalmente diferente dos modelos até agora veiculados.

Segundo apurámos, o executivo decidiu "devolver" o estudo da Carta Educativa à empresa para que esta reformule a Carta, baseando-se num modelo que aponte para apenas quatro ou cinco "super-pólos", a construir no concelho.

JB sabe que, finalmente parece, existir "fumo branco" e haver consenso na vereação, quanto a vontade de encontrar um modelo organizacional diferente, que defenda, acima de tudo, os interesses das crianças.

De destacar ainda que este compromisso, relativamente a um novo modelo completamente diferente acolheu o parecer favorável por parte dos vereadores da oposição.

Todavia, Lino Pintado, vereador socialista, aproveitaria o encontro (e antes deste entendimento) para propor um conjunto de alterações ao modelo actual que passavam pela reformulação total do documento, com a criação do pólo de Mogofores; criação do pólo de Amoreira da Gândara e a fusão dos pólos de Ancas e Paredes num pólo único Paredes/Ancas, e ainda o ingresso das crianças residentes na Póvoa do Pereiro no pólo de Anadia ou em alternativa no pólo de Monsarros e não no da Moita como ao que tudo indica está previsto.

Ciente de que a sua proposta não seria aceite por uma maioria Social Democrata e tendo em conta a vontade do edil anadiense em não tomar qualquer posição definitiva face ao exposto, ficou assente voltar à proposta inicial que, diga-se, já tinha colhido o parecer favorável do PS aquando da visita do secretário de Estado da Educação ao concelho de Anadia.

Ainda que prematuramente e tendo em conta a polémica gerada nas últimas semanas à volta da criação de nove pólos no concelho de Anadia, os recentes desenvolvimentos parecem apontar para que a proposta de criação de quatro a cinco super-pólos com grandes condições e uma rede de transportes altamente eficaz venha a colher a unanimidade de todos os interlocutores autarquicos.

Para já, sabe-se que a Carta Educativa não descerá à Assembleia Municipal no próximo dia 24, uma vez que se encontra já para reformulação. Só depois será analisada e votada na Câmara pelo executivo para então descer à AM.

Segundo o vereador Lino Pintado, que concordou com a decisão tomada pelo edil, "o modelo até agora apresentado penalizava claramente duas freguesias - Mogofores e Amoreira da Gândara", concluindo ser fácil de detectar erros e lacunas, tais como a "inexistência de um nexo de causalidade entre o diagnóstico e as soluções propostas", assim como "não se vislumbrava no modelo quais os critérios subjacentes às decisões de localização dos pólos educativos inclusos na proposta em apreciação. Mas percebe-se facilmente, no tocante a algumas das decisões, que os critérios que presidiram a estas, nenhuma ligação têm com o diagnóstico, denotando-se, mesmo, alguma incoerência entre o estudo e a proposta".

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®